quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Painéis de Argamassa Armada com miolo de Poliestireno Expandido (EPS)


Olá pessoal, 


Hoje o cliente já chega para o arquiteto pedindo uma casa sustentável e nem sempre sabemos que caminho seguir, então é importante que  os profissionais de engenharia e arquitetura conheçam  todos os sistemas  construtivos sustentáveis com  materiais já disponíveis no mercado. 



Outro fator importante é  desmistificar que o projeto  sustentável é mais caro, se você fizer uma acomodação, uma compensação, o projeto  não sairá mais caro que o conceito convencional, pois o m2 de construção não é mais barato mas o tempo de obra é menor.
Ao olhar para esta casa, você não pode imaginar de que material é feita, não é uma casa comum, é feita de isopor altamente denso, resistente e superior à técnica convencional.


 A casa em Maresias foi construída em apenas oito meses. O ganho de  de tempo chega a economizar 20%, pela redução dos gastos com mão-de-obra. Os custos durante a fase de construção também são minimizados pela economia em materiais como madeira e cimento, fatores que compensam o investimento na tecnologia.
Para que conseguisse a certificação, o projeto teve que atentar a muitos outros fatores, como:
  •  Limpeza no canteiro de obras
  • Utilização de fontes renováveis de energia como reutilização da água da chuva.
  •  A residência conta com sistema de aquecimento solar e também utiliza placas fotovoltaicas para produzir sua própria energia limpa.
  • As medições individualizadas facilitam o controle sobre o consumo de energia e ajudam a minimizar o desperdício.
  • Nas áreas externas foram utilizados pisos drenantes e a economia de água usada para a irrigação do sistema chega a 72%.

A fundação é radier que é uma laje, depois você faz a locação dos pilares e vai colocando os ferros de espera neste radier e em seguida vai encaixando os painéis. 







A densidade do isopor é maior que o comum, o número de grânulos  passa por um processo especial e a parede interna e externamente ganha uma malha de ferro galvanizado intercalada por treliças que confere a esta parede uma resistência a todos os tipos de esforços, cada projeto  é calculado para suportar  as cargas necessárias e em seguida o concreto é jateado também  dos dois lados. 
A leveza dos painéis facilita o transporte e o manuseio, bem como a execução de reformas e implementação de instalações elétricas e hidráulicas.


O isopor® garante um interior de temperatura agradável,livre de infiltrações e com baixa penetração de ruído externo. A casa fica confortável, Impermeável, termo isolante e com baixa condutividade sonora e se  
você quiser maior isolamento acústico pode usar a lã de rocha.
Muitas pessoas ficam com dúvidas, como: Posso furar e pendurar quadros? Sim você pode pendurar quadros que não tem problema nenhum.
E o mais importante a obra é mais limpa e trabalha a favor do meio ambiente!

Bom pessoal é muito bom conhecer  o que está aparecendo no mercado, agora precisamos estudar, fazer um comparativo para saber que conceito escolher, não é? 

Abraços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte pra mim ou deixe seu comentário!