segunda-feira, 11 de agosto de 2014

FRANK GEHRY - UM DESCONSTRUTIVISTA REFORMA MUSEU

Fazendo um clássico moderno: 
Plano Diretor de Frank Gehry para 
o Museu de Arte da Filadélfia



      Em visita ao Museu de Arte da Philadelphia, conheci uma nova exposição. A proposta do Arquiteto Frank Gehry (85) para o plano diretor do Museu,  através de vários modelos em enormes maquetes das instalações, com vários cortes transversais.


        Gehry, 85, Ganhador do Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura, é conhecido por criar as modernas fachadas metálicas do Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha, e Walt Disney Concert Hall em Los Angeles e seu estilo é desconstrutivista  que é a fragmentação do desenho, por um interesse pelas formas não-retilíneas que servem para distorcer e deslocar alguns dos princípios elementares da arquitetura, como a estrutura e o envoltório. A aparência visual final dos edifícios da escola desconstrutivista carateriza-se por um caos controlado e por uma estimulante imprevisibilidade.
      Por isto é que achei muito interessante que justamente um arquiteto descontrutivista, organize o projeto de reforma de um edifício tão tradicional como deste museu.
     A Proposta de Gehry para o museu da  Filadélfia, que tem 90 anos e é um símbolo de orgulho para os moradores é a seguinte:

  1.   Uma renovação interior enorme que vai permitir mais exposições de arte,
  2.    Um centro de educação,
  3.    Um novo café,
  4.   Galerias subterrâneas iluminadas por clarabóias embutidas no terraço do museu,
  5.   Mudança do auditório para abrir o núcleo do edifício, que irá melhorar as linhas de visão e dar aos visitantes um melhor senso de orientação,
6.   Reabertura de um ao nível da rua com passagem abobadada que ficou fechado por cerca de 50 anos para que a equipe pudesse usá-lo como uma área de carga.


          O edifício fica num morro gracioso é um marco arquitetônico e cultural da cidade, amado por sua beleza exterior e  sua  arte interna é um lugar de reunião cívica.
        
       A idéia de Gehry é que os visitantes do museu pudessem  olhar e admirar  a cidade  e as pessoas que estão subindo a escada possam  enxergar a parte interna do museu,  num convite para entrarem no museu. Rub diz "Eu acho que ele fez foi introduzir uma ordem clássica para a experiência das galerias que não existiam antes."

           O diretor CEO Timoty Rub disse que o  objetivo é criar mais espaço para uma coleção que cresceu cerca de 20 vezes desde o museu foi inaugurado em 1928


           Este museu ficou mais famoso  pelas escadaria exteriores , apresentado no filme "Rocky", e fica permanentemente cheio com turistas querendo tirar fotos com a estátua do Rocky e corredores treinando em suas escadarias.  


       No dia em lá estive, havia uma linda noiva com suas damas de honra, vestidas igualmente de rosa clarinho, tirando fotos e mais fotos, porque a arquitetura é muito bela e a vista para a cidade é um espetáculo a parte.
       
             Eu gostei muito deste museu, principalmente porque fui conversando com minha filha sobre as obras dos pintores e passei a admirar  mais ainda um dos quadros mais famosos do mundo=o quadro dos Girassóis de Van Gogh. Ele era um artista impressionista que pintava não o que via mas o que seu coração sentia e pode ser explicado pelas estações do ano pois cada girassol tem um aspecto, um está bem vivo, o outro nascendo, o outro murchando; pode também ser explicado como o ciclo da criação das flores desde sua semente. 
        Eu gostei muito e vocês? 
               
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte pra mim ou deixe seu comentário!