quinta-feira, 15 de maio de 2014

PAVILHÃO BARCELONA - FORMAS TÃO SIMPLES QUE SE DISTINGUE


Olá pessoal, 
  Quero conversar um pouco com vocês sobre o arquiteto Mies Van Der Rohe que em 1920 fez uma construção atemporal, com a simplicidade da estrutura metálica e vidro, planta livre  e límpida. 

  A casa Barcelona linda até hoje com painéis de mármore e vidro, espelhos d'água, assimetria, balanços, com uma forma tão simples que se distingue. Mies foi um dos que estudaram novas opções para a crise econômica decorrente da 1ª guerra mundial e da grave escassez de moradias na época. 

   Obras que são belíssimas e atemparias  MiesVan Der Rohe nasceu em Aachen cidade alemã em 1886 e foi um dos mais conhecidos arquitetos do século XX. 


  Quando estava no auge de sua carreira em 1928 foi convidado pelo governo alemão para projetar e construir o Pavilhão Barcelona para a exposição internacional de Barcelona, foi quando Mies construiu sua mais importante obra da arquitetura moderna. 

Pavilhão Barcelona
  O Mies europeu realizou uma arquitetura sofisticada e intrigante, a obra era composta por painéis belíssimos de mármore, ônix, travertino, pilares de aço cromado e vidro, mas esta magnífica obra durou pouco tempo, foi inteiramente demolida em 1930. 
   Como era uma obra de arte, em 1986 a Espanha decidiu reconstruir o edifício, respeitando o projeto original em sua totalidade. Esta construção esta na cidade de Barcelona onde tive o prazer de conhecer e fotografar no ano passado.


Pavilhão Barcelona
    
  Mies foi diretor da Bauhaus, uma escola de design e arquitetura fundada em 1919 por Walter Gropius.
   A posição de Mies Van Der Rohe ficou debilitada quando Hitler assumiu o poder generalizando na Alemanha a cultura nazista  e piorou em 1934 quando Albert Speer recebeu o cargo de conselheiro arquitetônico de Hitler, encorajando o gosto pelo neoclassicismo heróico e ultra nacionalista.


Edifício Seagram
    
  Então Mies não recebeu mais pedidos de projeto, acabou emigrando para o Estados Unidos em 1937, onde construiu muitos prédios em estrutura metálica. 

 Um deles foi Seagram que teve uma implantação revolucionária ocupando apenas um terço da área, no restante criou uma praça com distância necessária para a visualização da arquitetura e também para humanização da cidade.





Casa FARNSWORTH



  A Casa Farnsworth, é uma pequena construção em vidro transparente que fecha um espaço único subdividido em áreas funcionais, através de um núcleo fechado de serviços.  
   A estrutura de sustentação das lajes são perfis “H” que se destacam da caixa envidraçada . O prédio flutua, já que a laje do piso fica separada do solo, recurso muito usado hoje pelos arquitetos contemporâneos.

 
Casa FARNSWORTH


 Mies deixou um acervo de mais de cem obras construídas, que marcaram profundamente a arquitetura moderna.

E você? O que achou deste arquiteto? Já o conhecia?
Deixe seu comentário!

Até o próximo post!
Iara












Um comentário:

Pergunte pra mim ou deixe seu comentário!