sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

CASA ECOLÓGICA: TETO VERDE




PORQUE TETO VERDE?


Meu marido questionou duas coisas: valeria a pena o custo-beneficio?Haveria infiltrações?Em seguida uma amiga me fez as mesmas perguntas, então resolvi pensar um pouco sobre o assunto. 

Faculdade em Cingapura - JORNAL DO BEM



Tanta construção cimentou a cidade toda, gerou casas com quintais completamente cinzas e 
Cidade de São Paulo
fechou-se o caminho natural das águas da chuva, tendo como consequência  as terríveis enchentes. 


Então, por que não construir e arquitetar casas saudáveis, que tenham compromisso com   eficiência energética e renovação de materiais?

A criação do teto verde reduz a  temperatura da superfície em cerca de 15°C, gerando economia com ar condicionado e uma redução significativa de ruídos externos. Ao mesmo tempo, as plantas sintetizam o CO2 do ar, convertendo-o em oxigênio através da fotossíntese. 





Camadas do teto verde




















É um trabalho feito por empresas especializadas e no Telhado Verde há menos risco de infiltração ou goteiras que telhados convencionais, pois a impermeabilização é feita com um manta inteira, sem emendas totalmente protegida das intempéries; atrai pássaros e a fauna local para a sua casa. É a natureza no seu telhado. 



Le Corbuisier
 Cidade verde – GrenerCity 















O teto verde defendido pelos ambientalistas principalmente nas grandes cidades como São Paulo, que não possui área verde, é muito importante justamente para compensar a área impermeável que foi ocupada no térreo da edificação. 

Mas em geral, custos extras nas obras não são benvindos, o trabalho de mudança de mentalidade e implantação das coberturas será mais difícil. À medida que entenderem que um acréscimo de custo na obra reverterá mais tarde em economia com custo energético prevenirá enchentes, diminuirá a poluição nos rios, serão convencidos da necessidade destes recursos para preservação da natureza. 



Villa Savoye
E não podemos esquecer que o teto jardim é indicado como um dos cinco pontos da arquitetura e é chamada por Le Corbusier de “5ª fachada, a Cobertura Verde, ou seja, uma laje impermeabilizada recoberta por jardim não é apenas um acréscimo supérfluo, desnecessário ou inútil, é beleza e prazer.
Teto Jardim Cvilla Savoye  Le Corbusier
Casa Le Corbusier






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pergunte pra mim ou deixe seu comentário!