domingo, 29 de dezembro de 2013

CASA ECOLÓGICA: CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTES




Sala com pé direito duplo

Sempre optei por generosas aberturas, referencia herdada de meu querido pai que gostava da casa bem arejada com grandes janelas.  Uma sala  envidraçada com pé direito duplo,  permite  a entrada de luz e ganho solar passivo com economia de iluminação artificial. 

Vidro laminado

Em regiões  quentes  a opção benvinda  é o  vidro laminado  com proteção solar que permite redução do calor em até 79% alem de oferecer controle climatico à habitação. Também formam uma barreira impedindo a entrada dos raios ultravioletas (UV) durante todo o dia, evitando o desbotamento de móveis, tecidos e pisos.

Grandes aberturas

O sistema de ventilação cruzada é um excelente recurso para climas quentes porque o ar fresco circula através dos comodos e a projeção de beirais de 1.50m são ótimos para criar sombra criando uma proteção em relação à radiação solar, mantendo uma  temperatura sempre agradável e um espaço muito mais confortável.

Esquadrias valorizam a fachada


Citando Lamberto Ricardo ( Finestra 83) "Os vidros e esquadrias desempenham importante papel para o conforto ambiental da casa, uma vez que que devem ao mesmo tempo permitir a passagem de luz e barrar o calor e ruídos excessivos, assim quanto mais eficiente eficiente a envoltória, menor o gasto energetico com climatizarão e condicionamento de ar." As esquadrias em PVC  garantem  total estanqueidade e alto desempenho termo-acústico, o que o faz ser, além de um material de ponta, a melhor escolha na relação custo-benefício. persianas automatizadas embutidas nas esquadrias oferecem  privacidade e conforto aos que tem sono leve.

CASA ECOLÓGICA: REUSO DE ÁGUAS CINZAS

    

          O que é água Cinza?
Qualquer água que tenha sido usada no lar, exceto água de vaso sanitário, é chamada de água cinza. É aquela  água que foi utilizada na máquina de lavar, na pia, na banheira ou no chuveiro.



Serve para ser reutilizada para irrigação de terrenos, lavagem de pisos, janelas e uso no vaso sanitário.

Sabe quantos litros de água gastamos para tomar um banho? Cerca de 130 litros de água, imagina uma banho de banheira? Gasta-se 12 litros em 5 minutos para barber-se para barbear, para escovar os dentes gasta-se 6 litros de água, imagine quanto gastamos para lavar roupa? Cerca de 300 litros indo para o ralo e pesando na nossa conta de água. Esta é uma água que podemos muito bem utilizar para aguar as plantas do nosso jardim.


Sistema: As águas cinzas passam por um equipamento de tratamento e depois para um reservatório subterrâneo que canaliza para a irrigação do jardim.



sábado, 28 de dezembro de 2013

CASA ECOLÓGICA: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA


APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA 



    Amplamente usado nos países europeus e asiaticos, é uma  das soluções mais simples e baratas  para completar o abastecimento  local, onde não é necessária água potável, como descargas dos banheiros e na irrigação do jardim.   


   O sistema começa com a captação de água do telhado e laje através de calhas, condutores verticais e horizontais que são direcionadas para um tanque subterrâneo para ser armazenada. Um filtro será usado para retirar as impurezas e uma bomba para levar a água para a caixa d’gua onde será usada para rega de jardins, limpeza de passeios e lavagem de carros, uma economia de 50% do consumo de água.



sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

CASA ECOLÓGICA: TETO VERDE




PORQUE TETO VERDE?


Meu marido questionou duas coisas: valeria a pena o custo-beneficio?Haveria infiltrações?Em seguida uma amiga me fez as mesmas perguntas, então resolvi pensar um pouco sobre o assunto. 

Faculdade em Cingapura - JORNAL DO BEM



Tanta construção cimentou a cidade toda, gerou casas com quintais completamente cinzas e 
Cidade de São Paulo
fechou-se o caminho natural das águas da chuva, tendo como consequência  as terríveis enchentes. 


Então, por que não construir e arquitetar casas saudáveis, que tenham compromisso com   eficiência energética e renovação de materiais?

A criação do teto verde reduz a  temperatura da superfície em cerca de 15°C, gerando economia com ar condicionado e uma redução significativa de ruídos externos. Ao mesmo tempo, as plantas sintetizam o CO2 do ar, convertendo-o em oxigênio através da fotossíntese. 





Camadas do teto verde




















É um trabalho feito por empresas especializadas e no Telhado Verde há menos risco de infiltração ou goteiras que telhados convencionais, pois a impermeabilização é feita com um manta inteira, sem emendas totalmente protegida das intempéries; atrai pássaros e a fauna local para a sua casa. É a natureza no seu telhado. 



Le Corbuisier
 Cidade verde – GrenerCity 















O teto verde defendido pelos ambientalistas principalmente nas grandes cidades como São Paulo, que não possui área verde, é muito importante justamente para compensar a área impermeável que foi ocupada no térreo da edificação. 

Mas em geral, custos extras nas obras não são benvindos, o trabalho de mudança de mentalidade e implantação das coberturas será mais difícil. À medida que entenderem que um acréscimo de custo na obra reverterá mais tarde em economia com custo energético prevenirá enchentes, diminuirá a poluição nos rios, serão convencidos da necessidade destes recursos para preservação da natureza. 



Villa Savoye
E não podemos esquecer que o teto jardim é indicado como um dos cinco pontos da arquitetura e é chamada por Le Corbusier de “5ª fachada, a Cobertura Verde, ou seja, uma laje impermeabilizada recoberta por jardim não é apenas um acréscimo supérfluo, desnecessário ou inútil, é beleza e prazer.
Teto Jardim Cvilla Savoye  Le Corbusier
Casa Le Corbusier