domingo, 4 de agosto de 2013

PROCURANDO NOVOS CONCEITOS SUSTENTÁVEIS.



 Steel Framing  -  uma solução construtiva racional com forte apelo de viabilidade e sustentabilidade .


A estrutura metálica verde é a atração da cozinha
Ao longo de nossa experiêcia ficamos motivados a questionar técnicas construtivas convencionais mais eficientes aliando a busca de outras inovadoras com a cosciencia sobre os limites dos recursos naturais.

O Mercado oferece alternativas para  compra  de sua casa propria,  imóveis lançados por incorporadoras ainda “em planta”, para entrega num prazo de no mínimo 2 anos. Depois de pesquisa e desenvolvimento chegamos à seguinte conclusão:  do mesmo nível de preços podemos construir uma agradavel casa com privacidade, conforto termoacustico, com segurança estrutural e o fundamental que é a rapidez na construção e entrega.




Casa Farnsworth Mies Van Der Rohe


Nao obstante a constatação da possibilidade de realizar algo muito mais vantajoso para o cliente surgem dificuldades  quanto a  mão de obra empregada na Construcao civil no Brasil por ser carente de especialização, ainda totalmente artesanal, não garantindo padrões de qualidade e postergando o prazo para entrega, dificilmente cumprido conforme prometido.


Pavilhão Barcelona Mies van Der Rohe

Este quadro favorece em muito a utilização cada vez mais frequente, dos processos industrializados e pré fabricados Começamos  a estudar sistemas alternativos eficientes, menos dependentes da Mão de obra, que pudesse oferecer melhoria dos processos de construção e maior produtividade.


Novas tecnologias sustentáveis:

A tendência mundial é o uso de estrutura metalica em edificações de multiplos andares.
De fato, o Mercado tem apresentado novas tecnologias  que permitem a industrialização e a racionalização da construção, dentro dos conceitos preconizados pela sustentabilidade, aliando  a proteção do meio ambiente com desperdício zero.

Vila Savoye Le corbusier
Material local

Além destes preceitos também vale ressaltar os projetos concebidos com utilização de aço, até porque o Brasil é um dos maiores produtores deste  material nobre para a construcao, possui  disponibilidade comercial  das mais variadas opções.
Aliada a utilizacao de estrutura metálica vamos além com a aplicação do Sistema ‘Ligth Steel Framing’  aprovado pelo Centro Brasileiro de Construção em Aço – CBCA .

Redução de Prazo de Construção
Consideramos como  parametro importante  a utilização de mão de obra qualificada, rendimento superior a media ,com ganhos de qualidade, perda zero, e redução significativa dos  prazos de construção. Nas construções em STF poupa-se mão de obra e investe na qualidade de materiais básicos.

Sistema Ligth Steel Framing (LSF)

 Caracterizado por uma estrutura de perfis de aço formados a frio,  galvanizado utilizados para composição de painéis estruturais, vigas e  tesouras de telhado. Assim a composicao das paredes e painéis prescinde definitivamente da utilização de alvenarias, chapisco e reboco (processo artesanal e com grandes perdas de material). Além da facilidade na colocação de tubulações e condutores elétricos sem a necessidade de quebra de alvenaria ja construída , o que reduz na metade de tempo comparado com a construção convencional e canteiro de obras limpo.

Menor Custo de Fundação

A estrutura em aço é considerada muito leve reduzindo de 40% a 50% o custo das fundações.

Garantia de qualidade

Rigido controle de processo industrial com precisão milimétrica construtiva apresenta uma estrutura aprumada e nivelada.


O conforto acústico é superior – Os sistemas de fechamento das construções em Stell frame proporcionam maior isolamento sonoro. As paredes  com cerca de 10 cm de espessura, têm o mesmo desempenho de uma parede de alvenaria. Uma parede com duas chapas de cada lado mais lã de vidro tem desempenho muito superior ao de qualquer parede de alvenaria.



SUSTENTABILIDADE
O Sistema Light Stell Framing adota materiais ecologicamente corretos, como o aço e OSB (Oriented Strand Board – Painél de tiras de madeira orientadas) reduz a geração de resíduos, redução de consume de água durante a construção e baixa emissão de CO2.